6 anos atrás · Denival Couto · 0 comentários
Você sabe o que é paixão?
Você Sabe O Que é Paixão
Segundo Elaine Hatfield, que estudou por décadas a paixão, essa é “uma cálida emoção” – Quente! Ardente! – que tem como principal característica um profundo anseio de se unir à criatura objeto da paixão. Assim, segundo ela, a paixão, existe em todas as culturas do mundo.
Em algumas culturas, existem até formas especiais para definir a paixão. No sul da Índia, eles definem paixão como uma doença que causa vertigens, confusão mental, intoxicação e alucinações. Além disso, quando recíproca, a paixão pode ser associada à realização e ao êxtase.
A Paixão Cega
Como diz o dito popular, “a paixão cega”. Cindy M. Meston e David M. Buss (Why women have sex?, 2009), descrevem o relato de uma mulher apaixonada, em que até os maus hábitos de seu querido são desconsiderados:
“Por ocasião do meu vigésimo aniversário, meu namorado me levou a um bonito restaurante de frutos do mar, onde passamos horas incríveis juntos. Ele me tratou como uma princesa. Senti-me tão amada e estava amando tanto que a atmosfera romântica do restaurante me acompanhou até seu apartamento IMUNDO, onde fizemos amor em sua cama. Essa foi sem dúvida a melhor “transa” que jamais tivemos”.
Sentimento Violento
As paixões, às vezes, são tão violentas que, se durassem muito tempo, os apaixonados correriam risco de perder a vida! Entretanto, a paixão é um sentimento do bem. Se juntarmos a paixão com intimidade e compromisso, ela certamente virará amor.
Intimidade – Claro que temos que ver a intimidade como uma experiência de ternura para com o outro. – Essa intimidade, gerada pela proximidade, pelo vínculo e pelo conhecimento do outro, Também envolve o querer, o dar e receber apoio emocional, querer compartilhar os pensamentos mais íntimos etc. Além disso, a paixão causa um intenso desejo sexual de um pelo outro.
Compromisso – o apego e a vontade de permanecerem juntos, de estarem em sintonia – física e emocional – de dar prioridade máxima um ao outro.
Sexo Com Paixão é Bom Até Sem Orgasmo
Outra coisa interessante de se observar é o fato de como o sexo fica bom quando as pessoas estão apaixonadas. Consequentemente, até o orgasmo pode ficar em segundo plano, sem estragar o sabor do sexo.
O amor por sua vez é um sentimento mais doce, mais calmo e sem violência! O amor faz com que fiquemos felizes com o sucesso do outro, na paixão, vemos isso como uma ameaça! O amor faz sacrifícios só para ver ou outro sorrir… No amor não se toma posse nem se é possuído, simplesmente nos dividimos com o outro
Como manter o amor para sempre!
Denival H Couto – Psicólogo e Terapeuta CRP- 06/17798-SP
Tags: amor, Intimidade, Paixão, Você sabe o que é paixão Categorias: Relacionamentos