4 anos atrás · Denival Couto · 0 comentários
O Poder do Pensamento Positivo
Pensamento positivo: – “Vai dar certo”! Ou: “Tem que dar certo”!
Pensamento negativo: – “Não vai dar certo”!
Pensamento realista: – “Com a estratégia certa, com as pessoas certas e com dedicação e cuidado, há grande chance de dar certo”.
Pensamentos carregados de crenças
O poder do pensamento positivo é visto pela maioria das pessoas por um viés que distorce a realidade.
Pensar positivo talvez não garanta que tudo irá dar certo. Melhor seria acreditar que tudo acontecerá como você planejou de forma precisa, cuidadosa e com as ferramentas apropriadas. Além disso, que você construirá seu projeto com habilidade e com todos os recursos necessários.
Na verdade, o que vale são os cuidados que cercam a realização de qualquer tarefa ou projeto.
Quase sempre, quando pensamos de forma positiva ou negativa, somos levados a cometer erros grosseiros por falta de uma análise mais detalhada, tanto do posicionamento incorreto que assumimos, quanto pelo excesso de confiança. Ou até da falta dessa…
Porém, o pensamento realista tem a vantagem de preparar as pessoas e os recursos necessários para o que poderá vir e assim enfrentar com o devido preparo as adversidades futuras.
O poder do pensamento positivo – As atitudes fazem a diferença
“Vencer não é chegar! É aproveitar o caminho…
Assim, não acredito que seja o tipo de pensamento que tem o poder de fazer com que as coisas deem certo ou errado. Quando muito, o tipo de pensamento pode influenciar na atitude que você terá diante do futuro. Mesmo assim, me parece que nem sempre as nossas respostas irão na mesma direção do nosso pensamento ou expectativas.
O mais certo é que nossas atitudes diante dos fatos, assim como nossas crenças centrais, são o que mais influenciam o tipo de pensamento e não o contrário!
Portanto, talvez seja a nossa atitude o que faz com que dediquemos mais ou menos esforço, assertividade ou planejamento para chegar ao objetivo final. Mesmo que tal atitude seja contrária ao pensamento. Seja ele positivo ou negativo.
Assim, sabemos que a emoção depende do pensamento e das emoções dependem o comportamento. Sendo assim, independe da nossa vontade consciente a predisposição para pensar de forma negativa, positiva ou realista. O pensamento é automático e já existe dentro de nós. Independe até dos fatos e dos acontecimentos, mas, muito mais da interpretação que damos a estes fatos e situações.
Assim, o aprendizado, a experiência anterior e toda a nossa formação adquirida pela vida afora, é que molda nossa maneira de ser e disso depende a qualidade de nossos pensamentos. Portanto, esses pensamentos são automáticos e muitas vezes involuntários, são eles que criam em cada um de nós reações e comportamentos subjetivos.
No comportamento o comando é da nossa atitude e motivação
Portanto, podemos sim, até pensando que não vai dar certo, reagir com atitudes positivas. Exemplo – “Tudo indica que não vai dar certo, portanto, preciso fazer dar certo ou vou fracassar…” ou “Tudo indica que não vai dar certo, portanto, como fazer dar certo?… Será que preciso de ajuda?”.
Então, a partir dessas novas atitudes, mesmo diante de pensamentos negativos, corremos atrás da solução para viabilizar o que nos parece improvável ou até impossível!
O mesmo acontece com pensamentos positivos. Ficamos entusiasmados com o pensamento: “Agora vai dar certo”!, porém, uma atitude de contentamento pode nos levar a procrastinação. Portanto, isso pode colocar tudo a perder.
A atitude proativa é o que vai definir se algo pode dar certo ou não. Claro que se não for feito nada para garantir, facilitar ou viabilizar, o risco de insucesso fica muito grande. Muito mais se ficarmos esperando, torcendo e dizendo palavras mágicas como – vai dar certo.
Esse sempre foi o caminho do fracasso!
O poder do pensamento positivo – Os sentimentos são incontroláveis
Sabemos que os sentimentos são incontroláveis. Mais ainda quando eles tornam-se emoções fortes. Ninguém controla os próprios sentimentos. Portanto a emoção surge pela interpretação que damos aos fatos, situações ou ameaças que percebemos ou recebemos.
Quando sentimos medo, sentimos e pronto! Portanto, se percebermos um grande perigo, o máximo que poderemos fazer, diante do medo, será avaliar o momento e resolver se vamos fugir ou enfrentar. Porém, o medo estará presente.
Entretanto, como não posso controlar os sentimentos, quando tento fazê-lo é porque já o possuo. Portanto, estou apenas tentando ter uma atitude positiva e digna diante deles. E mais, quando fico tentando descarta-lo, na verdade o que estou fazendo é tentar fugir ou fingir que não vi ou que não é comigo.
Portanto, quando tentamos ignorar uma emoção, é provável que estejamos apenas tentando evitar que ela cause sofrimentos, consequências desastrosas ou comportamentos passíveis de arrependimentos posteriores.
Leia também:
Sofrimento psicológico para que serve
Denival H Couto – Psicólogo e Terapeuta – Inscrito no Conselho Regional de Psicologia do estado de São Paulo, sob o número CRP-17.798. Há mais de 37 anos ajudando as pessoas a se livrarem de transtornos psicológicos e distorções cognitivas.
Atendimento em São Paulo nos seguintes locais: Paulista, Faria Lima, Santana e Tatuapé. Online para qualquer lugar.
Tags: emoções. Pensamento positivo, pensamento negativo e como controlar os sentimentos, sentimento, sentimentos Categorias: Auto Conhecimento