7 anos atrás · Denival Couto · 4 Comentários
Novos caminhos para uma vida melhor
A busca de novos caminhos para uma vida melhor seria muito fácil se não complicarmos essa busca.
“Quando as coisas não fizerem mais sentido e nada mais prender voce, não tenha medo de trocar o roteiro. Você só descobre novos caminhos quando muda a direção”
Ter uma vida melhor não significa abdicar de algumas coisas e correr atrás de outras, se isso fosse verdade, necessariamente, todos os novos anos de nossas vidas seriam melhores que os anos anteriores. Certamente, as promessas feitas em todas as viradas de ano, realmente são feitas com a melhor das intenções, mas, nem sempre isso dá certo.
Sempre queremos melhorar, deixar para trás os problemas e abraçar as novas soluções, mas nem sempre isso acontece…
Ter uma vida melhor, talvez seja achar uma forma de sermos mais tolerantes conosco e com os outros, fato que evitaria muita raiva e culpa. Talvez melhorando os nossos relacionamentos e dando mais carinho aos amigos e familiares nos ajude a ser mais felizes. Mas nem isso basta!
Receita para uma vida melhor
Com certeza, uma das melhores receitas para termos uma vida melhor, será apenas encontrar novos caminhos! Novos caminhos para chegarmos, não mais depressa, mas, talvez, por novos caminhos chegaremos mais dispostos e mais bem humorados. Além disso, com menos estresse e mais produtivos.
Muitas vezes percorremos longos caminhos em busca do amor e da felicidade comprando coisas que não precisamos com o dinheiro que as vezes não temos e, certamente, para se mostrar ou agradar pessoas das quais nem gostamos!
Além disso, nossos arrependimentos quase sempre nos mostram as dificuldades que temos para nos manter nos trilhos e para buscarmos o que realmente nos interessa… Sem tiros no escuro! Primeiro é necessário saber o que realmente nos interessa, depois corremos atrás.
…Então, não enxergamos o atalho que há bem ao nosso lado. Curto e com lindas paisagens. Mas que não vemos porque nos falta conhecimento de nós mesmos para sabermos que, olhar sempre em frente, as vezes, nos leva a não ver as placas indicativas que existem à beira da estrada da vida que ora percorremos… E quando chegamos na primeira encruzilhada, nunca temos certeza por onde seguir – à direita, à esquerda ou em frente.
…E as escolhas ficam difíceis…
Alice na toca do coelho
Alice, quando corria da Rainha má, chegou em uma bifurcação e ficou em dúvida por qual caminho seguir, virou-se e perguntou ao “Seu Coelho” que estava parado ao lado:
– Seu Coelho qual é o caminho certo?
– Para onde você que ir? Perguntou o Coelho.
– Qualquer lugar. Respondeu Alice apressada.
– Então qualquer caminho serve! Respondeu o Coelho.
Mudar para melhor, muitas vezes depende de pequenos detalhes em nós mesmos que precisamos mudar e teimamos em não mudar. Apegos a coisas sem importância das quais não abrimos mão. Não desdenhar pessoas importantes as quais continuamos a não valorizar… Ou de palavras amigas que não falamos, simplesmente por não falar.
Expressar bons sentimentos – novos caminhos…
Uma vez um ex-marido que manifestou preocupação com a ex-esposa, foi questionado por ela: “Por que você se preocupa comigo?”, ele respondeu: “Porque você é importante para mim”, então ela disse tristemente: “Se você tivesse dito isso antes, não estaria morando há um ano longe de mim e dos seus filhos”.
Novos caminhos, talvez seja expressar os bons sentimentos, principalmente, quando eles podem significar muito para as pessoas que nos cercam.
Muitas vezes, uma pequena ajuda pode mudar tudo. Porém, quase sempre nos falta coragem para procurar ajuda, afinal, somos fortes e independentes… Mas, acredite, buscar ajuda é um sinal de coragem. Então, o que parecia impossível, aflitivo e incontrolável, com uma ajuda experiente, passa a ser um obstáculo que pode ser retirado facilmente de sua frente e substituído por serenidade, sabedoria, tranquilidade e conforto psicológico… E, tenha certeza – sem nenhuma mágica!
Denival Couto – Psicólogo e Terapeuta
CRP: 06/17.798-SP
Tags: amor, novos caminhos, vida melhor, viver melhor Categorias: Auto Conhecimento
4 Comments