7 anos atrás · Denival Couto · 11 Comentários
Ansiedade, sintomas e tratamentos
Ansiedade Generalizada
Neste artigo vamos abordar a ansiedade, sintomas e tratamentos.
A ansiedade (assim como o estresse) quando em níveis normais, pode ajudar as pessoas a partirem para a ação buscando resolver o problema causador.
Quando exagerada, causa muitos problemas – confusão mental, paralisia, mudez e incapacidade de reagir, produz pensamentos catastróficos, emoções exageradas e comportamentos inadequados à situação.
A ansiedade é um transtorno que causa grande sofrimento e aflição àqueles que são acometidos por ela.
Podemos dizer que a ansiedade é uma excitação do sistema nervoso central. Assim, é essa excitação que acelera e desestabiliza o funcionamento das funções corporais e mentais.
Quando estamos ansiosos, liberamos o neurotransmissor noradrenalina e este provoca excitação. A ansiedade é natural do ser humano. Entretanto, podemos considera-la um transtorno psicológico, quando se torna exagerada e incontrolável.
Causas do Aumento da Ansiedade
O transtorno da ansiedade, ao contrário do conceito doença – que deve ter localização e cura identificadas – pode ser causada por diversos outros transtornos ou experiências traumáticas na história de vida do indivíduo.
Segundo alguns teóricos, não são os fatos que causam ansiedade, ela está intimamente vinculada à forma como sentimos e interpretamos as situações em que vivenciamos.
Por exemplo: Duas crianças a espera da mãe que verá apanha-las na escola depois da aula. Assim que elas percebem que ela está atrasada – pátio vazio, a maioria das crianças já foram apanhadas, etc. – Uma delas sente e interpreta a situação do seguinte modo: “Minha mãe não gosta de mim, acho que não virá me buscar”. Entretanto, a outra criança interpreta o fato de maneira totalmente diferente: “Oba! Minha mãe vai demorar, posso continuar brincado…”
Assim, quanto mais tendemos à ansiedade, mais visões e interpretações errôneas dos fatos teremos.
Também, quanto mais ficamos submetidos a situações de ansiedade, mais aumenta a nossa tendencia a sermos ansiosos e reagirmos mal a fatores estressantes.
Sintomas do Transtorno de ansiedade Aumentada
Assim, sabemos que ansiedade crônica pode causar sintomas claros e visíveis. Porém, sabemos também, que causam danos invisíveis que só percebemos quando se transformam em dores ou doenças, físicas ou psicológicas.
Consequentemente, ela pode ser responsável por doenças corporais crônicas, dores e desconfortos, físicos e psicológicos.
Os principais sintomas são:
-
Preocupações, medos, tensão exagerada que impede que a pessoa relaxe.
-
Sensação contínua de acontecimentos desastrosos ou trágicos e que algo ruim vai acontecer.
-
Exagerada preocupação com dinheiro, saúde, família ou trabalho.
-
Medo extremo de situações, objetos, eventos que não podem controlar e medo de ser humilhado publicamente.
-
Falta de controle dos pensamentos mágicos disfuncionais
-
Atitudes exageradas e imagens mentais catastróficas, que se repetem independentemente de sua vontade.
-
Fobia Social
-
Sindrome do Pânico
-
Estresse ou Stress
-
Compulsão alimentar
-
Medos e fobias irracionais
-
Entre outros.
…Mas, tem solução…
Tratamentos
Não havendo possibilidade de procurar um tratamento mais definitivo, existem muitos paliativos para o alívio da ansiedade.
Provavelmente nenhum deles funcionará de forma definitiva. Porém, alguns deles, embora pouco eficazes a longo prazo, funcionam bem no alivio momentâneo das crises.
Alguns dos que mais utilizo com meus pacientes são:
- Exercício de respiração concentrada – Fazer entre 1 e 5 minutos.
- Olhos fechados. Inspirar lentamente pelo nariz, encher os pulmões e contar mentalmente, 1, 2, 3. Soltar lentamente pela boca até sentir os pulmões vazios. Concentrar-se na respiração.
- Caminhada
- Sair, caminhar dois ou três quarteirões e voltar ao que estava fazendo.
Entretanto, felizmente a busca por terapia, como meio de resolução definitiva, também tem aumentado. Assim, muitos casos de danos causados pela ansiedade generalizada são evitados.
Portanto, quase sempre o tratamento psicológico é o primeiro e definitivo passo para controlar de vez o transtorno da ansiedade.
Além disso, quando não tratada a ansiedade crônica pode levar a transtornos mais graves ainda, como por exemplo a depressão e as síndromes do pânico, além da síndrome de burnout e até casos de fibromialgia.
Para tratamento, existem abordagens terapêuticas especializadas nos tratamentos, que são altamente eficazes nos transtornos causados pela ansiedade crônica.
Para saber mais sobre os 11 principais transtornos de ansiedade, click nesse link:
Transtornos de ansiedade, os 11 principais
Leia também:
ESTRESSE OU STRESS, SINTOMAS E TRATAMENTOS
Denival H Couto – Psicólogo e Terapeuta – Inscrito no Conselho Regional de Psicologia do estado de São Paulo, sob o número CRP-17.798. Há mais de 37 anos ajudando as pessoas a se livrarem de transtornos psicológicos e distorções cognitivas.
Atendimento em São Paulo nos seguintes locais: Paulista, Faria Lima, Santana e Tatuapé.
Tags: ansiedade, O que é ansiedade?, psicoterapia, terapia Categorias: Auto Conhecimento
11 Comments
RE